Planejo e desplanejo. Fundei a Lote 42 com a ideia de publicar com financiamento coletivo livros em formato padronizado, com distribuição exclusiva por e-commerce próprio, ladeado por um manifesto contrário às livrarias. Éramos jovens, é uma defesa excluir antes de ser excluído, perdoe a ~estratégia (abandonada bem antes de ser posta em prática).
Neste O Sétimo Dia, a intenção inicial foi engavetada. Quando bolei este espaço, há uns dois anos, estava num momento tranquilo, queria trazer um clima leve, de final de semana, para ser lido com pijama e remela no olho, pois nessas condições seriam escritos. Algo que roça na chamada crônica, o gênero literário bossa nova.
Mirava o amigo leitor que quando o alarme soa checa o celular, antes mesmo de pôr um pé para fora da cama. Sei, o WhatsApp é o primeiro da fila, Instagram logo em seguida, mas vai que você também queira abrir a caixa de entrada ou o app do Substack.
País mais ansioso do mundo em razão, entre outros fatores, pela perda do prazer de ler? Ao oferecer uma missiva semanal com começo, meio e fim, concatenação dentro do mínimo aceitável, contando com a imagem & ação na imaginação composta de letras, posso contribuir com a contramão. A panaceia das agruras contemporâneas aqui neste blog porque sim, a literatura cresce ao ser marinada em ambição, conforme Calvino.
Se ao menos for divertido já tá valendo.
Tal o escorpião suicida da fábula, aquele que pede carona ao sapo, não consegui aplacar minha natureza. No último sábado aproveitei o gancho (bem ao estilo jornalismo) do corte de recursos do Kindle. Às favas com a suavidade.
Foi a deixa para discutir os bens digitais, uma coincidência com o que havia escrito na semana anterior, a bola quicando na área pedindo uma firme bica pro gol. Sou meio ateu, meio à toa, mas sempre atento aos sinais.
(A realidade é que o plano foi abandonado desde o princípio, os primeiros posts versaram sobre as agruras digitais, escritos com a leveza de um porrete)
A história do escorpião é adequada. Por regra, editores ficam quietos, tem muito a perder e pouco a ganhar ao fazer publicações dessa estirpe. Para quê? Precisa? Sem embargo, divago, divago.
Estou nesse rodeio há tempo, inclusive em corpo com aulas. É / virou minha natureza. Penso nessas coisas dia sim outro também, batucar no teclado vai de uma vez só, bastam dois minutos no micro-ondas que tá pronto para servir.
Se este texto foi publicado em 8 de março de 2025, significa que ao menos uma parte do plano se mantém: sábado, o sétimo dia da semana. Mantendo o período desde a estreia. Jornalismo em espanhol é periodismo.
PS: Eis o texto sobre a sacanagem das letras miúdas dos bens digitais
Este eBook não é seu*
Soou como indireta? Palavra de honra: não fazia ideia que a Amazon proibiu a transferência de eBook via USB no Kindle ao escrever o texto da semana passada. Até porque teria usado de exemplo de asterisco que há na aquisição* de bens digitais. É seu, mas VEJA BEM.